quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dia da Alimentação - parte 3


É hora do almoço! - Peça de teatro

 O menino Zezinho vai para casa almoçar…. A fome já começa a apertar! E Zezinho quer alguma coisa para saborear, porque o pequeno almoço se esqueceu de tomar!
zezinho
-Mamã, mamã…
A mãe foi para o quintal
… hortaliça apanhar…
para uma sopa saborosa cozinhar… por isso não ouviu o Zezinho a chamar….
Como a mãe não respondeu, o Zezinho foi à cozinha para encher a barriguinha.
Ao ver o armário recheado logo lhe saltou à vista algo do seu agrado!                              (mostrar o chocolate)
 chocolate
- Dá-me uma trincadela e verás como sou saboroso, não me vais trocar por ela (mostrar a Laranja) pois eu sou um chocolate muito poderoso.
Laranja
- Ó seu mentiroso! Causas nos dentinhos dor, come-me a mim todos os dias, pois sou uma laranja colorida, vitaminada e natural e não necessitas mais de doutor.
 Na cabeça do Zezinho já está uma grande confusão, mas aparece o álcool que vem piorar a situação!!!
Álcool.
- Se me beberes animado vais ficar, nem vais querer parar…Por isso toca a começar!
Leite.
- Não acredites nele! Ele é teu inimigo afecta a saúde do teu corpo, portanto é um perigo. Se cálcio nos teus ossinhos queres ter para os fortalecer Leite deves beber, para te dar energia, durante todo o dia.
manteiga.
- O teu pão podes barrar, e o bife fritar, não me deves evitar, pois muitas calorias te podem dar!
geleia
Não te vou dizer para manteiga não comer, no entanto com moderação deve mas eu fui feita com muito carinho pela avó António, para alimentar a barriguinha do Zezinho.
Zezinho
- Pensei que tudo fazia bem à barriguinha do Zezinho, afinal há coisas más…
batata frita
- Não ligues ao que eles dizem não sabem o que é bom. Olha para mim, que sou salgada, deliciosa e engordurada e não é por isso que deixo de ser procurada!!!
pão
- Está calada, não sejas convencida! Eu sou um hidrato de carbono quer te ajuda na digestão por isso sou essencial na tua alimentação.
 Zezinho
Depois de tanta indecisão o Zezinho chega a uma conclusão!
Zezinho
- Aprendi que cuidados devemos ter com a alimentação que vamos fazer. Apesar de ser pequeno sei, que erros ía cometer:
Ía ingerir muito sal, açúcar e gordura!
Bebidas alcoólicas não podemos beber,
saltar refeições e falhar o pequeno almoço é um erro prejudicial.
Muita fruta e legumes vou comer,
a minha barriga encher,
e as doenças combater.
Hoje o Zezinho aprendeu uma grande lição sobre a alimentação, que é muito importante para o desenvolvimento e crescimento das crianças.

Sem comentários: